quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mombojó





Banda pernambucana formada em abril de 2001 por: Felipe S.(vocal), Samuel(baixo), Chiquinho (teclado e sampler), Vicente Machado (bateria), Marcelo Machado (guitarra), Marcelo Campelo (violão, cavaquinho e escaleta) e O Rafa(flauta). A mistura de rock, samba, mangue beat, eletrônico, MPB, bossa-nova entre outros, deu um efeito posivo nas suas composições, sendo considerado um dos principais nomes do rock alternativo.
Em 2003, através de recursos do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Recife(PE), a banda conseguiu produzir o seu primeiro álbum: "Nadadenovo", lançado em 2004. O álbum de lançamento da banda obteve ótimas críticas como a de Alexandre Matias/Folha de São Paulo:


"Efeitos sonoros se confundem com dramas amorosos, graves espetaculares chocam-se com improvisos jazzísticos, cada músico indo para um lado, e é justamente essa disparidade de papéis que dá a surpreendente e madura unidade sonora do grupo... Nadadenovo avisa pro resto do Brasil que este ano os trabalhos começam antes do Carnaval, com um disco surpreendente, coeso, reverente e, que beleza, divertido."


Esse álbum deslanchou a carreira da banda no cenário alternativo, com várias participações em festivais de música, sendo comparada a bandas como Los Hermanos e Mundo Livre S/A. Em novembro de 2005 a banda é contratada pela trama e lança em 2006 o seu segundo álbum "Homem Espuma", com ele puderam colher o que plantaram no álbum anterior, com direito a shows fora do Brasil. O álbum conta com as participações de Tom Zé em "Realismo Convincente" e Céu em "Tempo de Carne e Osso". No dia 6 de julho ocorreu uma fatalidade no grupo, o tecladista O Rafa morre vítima de enfarto, fazendo que o grupo parasse com a turnê e deixasse de fazer shows por um tempo. Em 2008 é a vez de Marcelo Campelo deixar a banda.
Após 4 anos depois do último álbum, a banda lança o seu terceiro o tão aguardado "Amigo do Tempo". Algumas mudanças são sentidas, já que optaram por não continuar utiliz[ando os instrumentos tocados pelos 2 ex-integrantes.
Pude conferir o show da banda na turnê do "Homem Espuma" em 2007. A miscelânea de estilos é de agradável sonoridade a mim, a música alternativa vem englobando sonoridades e referências musicais diferentes. O meu álbum favorito é o "Nadadenovo", pois é o mais diversificado de todos, a sonoridade melancólica contrapondo com melodias que vão do samba ao eletrônico. Recentemente fui no show da turnê "Amigo do Tempo" é um álbum diferente dos outros, senti falta de instrumentos, pois sintetizadores são mais frequentes, somente o básico (guitarra, baixo e bateria). A melancolia continua presente, mas senti falta de arranjos mais criativos ou seja o álbum é um rock básico + sintetizadores, mas suas letras não deixam que o trabalho dessa banda seja desmerecido, as faixas "Triste Demais", "Entre a União e a Saudade", "Praia da Solidão" e "Passarinho Colorido" são as que mais me agradam.
Aos que curtem música depressiva, recomendo em doses homeopáticas, no site você encontra os três álbuns para download gratuitamente. Abaixo um videoclipe do álbum "Homem Espuma"- "O Mais Vendido".





Nenhum comentário:

Postar um comentário