quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Céu

Maria do Céu Whitaker Poças, ou apenas Céu. Cantora e compositora paulistana, deu início a sua carreira em 2002. É filha do Maestro e compositor Edgar Poças (responsável pelos arranjos musicais do grupo Balão Mágico) e Carolina Whitaker, artista plástica. Aos 15 anos decidiu seguir na carreira de cantora. Chegou a gravar vocal para jingles publicitários. Cresceu ouvindo as grandes intérpretes do samba e do jazz. Na adolescência, conheceu o rap e a fusão de estilos promovida pela turma do mangue-beat pernambucano. Esse referencial dá uma idéia da

sonoridade desenvolvida pela artista, cuja carreira ganhou impulso ao encontrar pessoas certas.

Aos 18 anos mudou-se para Nova York, para estudar e respirar novos ares musicais onde conheceu Antonio Pinto(compositor brasileiro, filho do cartunista Ziraldo e irmão da cineasta Daniela Thomas. Compôs trilhas de filmes brasileiros e estadunidenses, tais como Central do Brasil, Cidade de Deus, Lord of War e The Perfect Stranger), seu padrino musical, que posteriormente descobriu ser primo distante e que dividiu apartamento enquanto ele passava por problemas financeiros.

Antônio Pinto juntou-se com Beto Villares, ele sendo produtor e compositor foi o responsável pela produção do primeiro álbum dela. Foi Co-autora de 13 das 15 músicas do álbum que teve lançamento em 2005, pelos selos Urban Jungle e Ambulante Discos (de Beto Villares), e posteriormente distribuído na América Latina pela Warner Music. Em 2007 foi lançado nos EUA (onde vendeu 30 mil discos na duas primeiras semanas) e no Reino Unido, bem como em diversos outros países, da Europa ao Japão. Nos EUA, o álbum foi lançado na série Starbucks Hear Music Debut, vendido tanto em lojas tradicionais como na rede estadunidense Starbucks; Céu foi a primeira artista estrangeira a ter um álbum nessa série.

A música “Lenda” fez parte da novela “Pé na Jaca” e a música “Malemolência” fez parte da novela “Beleza Pura” ambas globais. Em 2005, foi considerada pela revista francesa Les Inrockuptibles como uma das 5 revelações do ano. Seu primeiro álbum apareceu em várias listas da Billboard em primeiro lugar, incluindo hot 100. Foi a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por uma artista brasileira, desde Astrud Gilberto com "Garota de Ipanema", em 1963. Em 2006 foi indicada para o Grammy Latino na categoria melhor artista revelação, e para o Prêmio Tim de Música na categoria melhor cantora. Em 2007, foi indicada para o Grammy na categoria melhor álbum de world music contemporânea, e apresentou-se na abertura dos XV Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro. O CD vendeu 25 mil cópias na Holanda e na França, e os bons números renderam shows na Europa, no Estados Unidos vendeu mais de 100 mil cópias, 15 mil só na primeira semana.

Seu trabalho tem influências diversificadas, que vai da musicalidade brasileira com destaque para o samba como de outras nacionalidades que viajam entre o hip hop, afrobeat, jazz, R&B, etc. Em entrevista ela diz não rejeitar o rótulo de cantora de MPB, mas que considera que ele já ficou limitado:

O rótulo da MPB ficou limitado. Ele é bem abrangente, afinal é música popular brasileira. E me considero isso. Quando vou fazer um som, me alimento do que gosto e, como muitos outros da minha geração, me alimento não só de coisas específicas. Gostamos de ouvir música da Jamaica, agora estou escutando música etíope. Não penso que [tipo de] música estou fazendo. Simplesmente faço um som

Céu continuou emprestando sua voz a alguns jingles de campanhas publicitárias, e foi convidada a participar de algumas faixas de álbuns de amigos como: Mombojó, Fábio Góes, 3 na Massa, etc. Atualmente participa de um projeto chamado “Sonantes” com Pupillo, Dengue(Nação Zumbi) e Gui Amabis e Rica Amabis, projeto no qual já havia falado em postagens passadas.

Em agosto de 2009 lançou o seu segundo álbum “Vagarosa”, através dessa turnê que ela fez pelo Brasil pude conferir de pertinho seu trabalho. A demora de um álbum para o outro ocorreu pelo fato dela ter feito divulgação mundo a fora do primeiro e sua gravidez que a deixou fora dos palcos e estúdios por 7 meses.

Eu já tinha uma grande admiração pelo seu trabalho, mas conferir de perto foi muito satisfatório. Além de ter uma voz linda, suave, que ecoa em nossos ouvidos nos deixando completamente extasiados, tem uma performance de palco exuberante, músicos que nos aguçam a querer passar horas os escutando. Sua sonoridade é diferente, instiga a querer conhecer ainda mais seu trabalho ou de outros artistas que enfatizem a experimentação. Aos que buscam novas sonoridades Céu é um prato cheio, confiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário