domingo, 11 de setembro de 2011

Thiago Pethit







O cantor e compositor paulista é formado em teatro, morou em Buenos Aires em 2007 no intuito de estudar literatura, mas acabou sendo levado pela música. Em 2008 lançou o EP "Em outro lugar", com músicas em francês, inglês e claro português. 
   Sua música tem várias influências,mas a mais evidente é o folk. É características de artistas dessa geração unir vários estilos em um só e com ele não foi diferente. Diz que seu estilo é pop universal contemporâneo.
 
 Thiago diz o que o motivou: "Comecei a fazer música porque eu descobri que podia criar um diálogo artístico com o mundo inteiro". 

Ele faz parte de uma nova geração de cantores paulistas, juntamente com Tulipa Ruiz, Tatá Aeroplano, Dudu Tsuda Tiê, com quem faz parcerias e shows. Ele a considera sua madrinha musical, pois o ensinou engatinhar no violão e piano, e seu estilo tranquilo de cantar chamou sua atenção e tornou-se inspiração.  De forma totalmente independente, pôs em prática a concretização de seu primeiro álbum. Desembolsou cerca de 25 mil reais com estúdio, mixagem e lançamento para materializar seu projeto denominado "Berlim,Texas"(inicialmente se chamaria prólogo, mas soava muito empolado pra ele. Numa locadora visualizou o filme do Win Wenders “Paris, Texas” e aí BINGO), que ocorreu em março de 2010. Suas 11 canções autorais foram gravadas e produzidas por Yury Kalil (integrante da banda Cidadão Instigado e co-produtor do álbum ‘Uhuuu!’) Desde então vem recebendo críticas bastante positivas sobre esse belíssimo álbum de estréia. 

"Um lugar dominado por cabarés misteriosos de uma Alemanha fria e pré-nazista, frequentado por cowboys encharcados de suor, que, segurando suas doses de whisky, exibem suas potentes garruchas no melhor estilo Velho Oeste. Por mais mirabolante que pareça, este local existe, perdido no tempo e no espaço dentro da mente do cantor paulista Thiago Pethit. O som ambiente ora parece de época, ora atual, numa mistura influenciada por nomes como Tom Waits, Kurt Weill e Bertolt Brecht, e criada em pleno século XXI. Para conferir do que se trata, não é necessário voltar no tempo, basta apenas colocar o recém-lançado álbum Berlim, Texas no CD-Player mais próximo". Trecho do texto de Vinicius Valente baseada na entrevista com Thiago Pethit.

   Thiago é um artista que valoriza a qualidade, não tem apelo popular ou se identifica ou passa. Berlim, Texas é um trabalho minucioso que valoriza o conjunto: voz, arranjo, letra, melodia...
No mesmo ano do lançamento do álbum, ganhou um prêmio no VMB(video music brasil) na categoria "Aposta MTV".
     Foi uma grata surpresa para mim o trabalho de Thiago, as influências na música francesa dão suavidade, sua voz calma e doce dialogando com um instrumental que te faz viajar a vários lugares diferentes, é deliciosamente inspirador. A faixa “Fuga Nº1”, em sua parte instrumental me levou até o filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, lembra muito a trilha do Yann Tiersen. Cada faixa tem sua importância, saber do processo construtivo dele, me faz a cada dia ficar mais apaixonada pelo seu trabalho. Já espero ansiosa pelo próximo álbum, que ainda deve demorar um pouco, mas que supra as minhas expectativas.
   A baixo podem ver o seu primeiro videoclipe “Mapa-Múndi”, espero que gostem tanto quanto eu.
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário